Com um desconto de 10,17% sobre a contraprestação pública máxima estabelecida em edital, o Consórcio Novo Litoral foi o vencedor em uma disputa que envolveu também a empresa espanhola Acciona, oferecendo 1% de desconto nos pagamentos previstos pelo governo estadual. Após a abertura dos envelopes, a Acciona não apresentou um novo lance, consolidando a vitória do consórcio brasileiro.
As rodovias concedidas passam por diversas cidades, tanto na região metropolitana de São Paulo, como Arujá, Itaquaquecetuba e Mogi das Cruzes, quanto no litoral, abrangendo Bertioga, Santos, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Miracatu, Pedro de Toledo e Itariri. O Consórcio Novo Litoral terá a responsabilidade de implantar o sistema de cobrança de pedágio “free flow”, que permite o tráfego livre de veículos e a cobrança por trecho percorrido, em substituição às praças convencionais.
O investimento estimado para as três rodovias é de aproximadamente R$ 4,3 bilhões, com a promessa do governo de São Paulo de geração de 24 mil empregos. O sistema “free flow” faz parte da nova política de concessões do Ministério dos Transportes e está em fase de testes em outras rodovias, visando proporcionar mais eficiência e melhores condições aos usuários.
Além disso, o governo prevê a construção de pistas marginais em Mogi das Cruzes, benefícios para motoristas locais e isenções de pedágio em determinados trechos. O projeto, que foi paralisado por um período, recebeu ajustes e reavaliações que resultaram em redução das tarifas e em benefícios adicionais para a população das regiões atravessadas pelas rodovias concedidas.