Fiscais do Ministério do Trabalho iniciam nova operação para avaliar condições trabalhistas no Porto do Rio de Janeiro

Uma nova operação de fiscalização do Ministério do Trabalho foi iniciada nesta terça-feira (16) no Porto do Rio de Janeiro, com o objetivo de avaliar as condições trabalhistas das empresas que atuam no local, incluindo as transportadoras. Cerca de 70 fiscais estarão presentes nos portões de acesso e nas instalações portuárias para garantir o cumprimento da legislação trabalhista.

Além disso, mais 20 fiscais estarão realizando a mesma fiscalização no Porto de Itaguaí, na região metropolitana do Rio. Essa ação é um desdobramento da fiscalização anterior, realizada em 13 de março, e busca atingir um maior número de trabalhadores e verificar questões como jornada de trabalho e formas de contratação.

A coordenadora da operação, Bárbara Rigo, explicou a necessidade da ação mais robusta: “Entendemos que precisávamos alcançar mais trabalhadores pelo que verificamos de jornada e formas de contratação na operação do dia 13. Também tivemos problemas com transportadoras que não atenderam nossas notificações. Por isso, resolvemos realizar uma operação mais ampla, com mais dias de ação e notificações presenciais ou via representantes legais das empresas”.

Essa iniciativa do Ministério do Trabalho reforça a importância da fiscalização das condições de trabalho nas empresas portuárias, visando garantir o cumprimento dos direitos trabalhistas e a segurança dos trabalhadores. A expectativa é de que as irregularidades encontradas sejam corrigidas e que as empresas se adequem às normas estabelecidas pela legislação vigente.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo