Proposta de limitação de compensação tributária é debatida em audiência pública pela comissão mista do Congresso.

Nesta terça-feira (16), a comissão mista da Medida Provisória 1202/23 irá se reunir para debater a limitação da compensação de créditos tributários em 30% ao ano. A proposta, editada em dezembro do ano passado, inicialmente tratava do fim da desoneração da folha para 17 setores da economia e municípios, mas esse trecho foi excluído por meio da MP 1208/24. Agora, o tema voltou a ser discutido no Projeto de Lei 493/24 do Executivo.

A intenção por trás da limitação da compensação de créditos tributários, de acordo com a medida provisória, é aumentar a arrecadação do governo federal. Isso afeta diretamente contribuintes que, por decisão judicial definitiva, têm direito a receber valores cobrados indevidamente pela União e desejam compensar esses valores com débitos tributários futuros.

Os senadores Daniella Ribeiro (PSD-PB) e Dr. Hiran (PP-RR) juntamente com o deputado Rubens Pereira Júnior (PT-MA), que é o relator da proposta, são os autores dos requerimentos para a audiência pública que será realizada. A audiência terá transmissão interativa, permitindo a participação do público interessado em acompanhar de perto os debates.

Além da audiência pública, a comissão mista terá uma reunião para discutir a proposta no mesmo dia, às 14h30. A pauta completa estará disponível para consulta, oferecendo transparência e acesso às informações discutidas durante o encontro.

Fica claro que a discussão em torno da Medida Provisória 1202/23 é de extrema relevância para o cenário econômico atual e para a relação entre contribuintes e o governo federal. A limitação da compensação de créditos tributários é um tema complexo e que impacta diretamente a vida financeira de muitos setores da economia. A transparência e a participação ativa na discussão dessas medidas são cruciais para uma tomada de decisão consciente e equilibrada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo