Alerta de chuvas intensas no país: Inmet emite avisos com previsão de acumulados de chuva e ventos fortes para o fim de semana.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu neste sábado (13) três alertas de chuvas intensas que devem atingir diversas regiões do país ao longo do fim de semana. A previsão aponta acumulados de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora, podendo chegar a 100 milímetros por dia, acompanhados de ventos fortes com velocidade entre 60 e 100 quilômetros por hora. Essas condições climáticas podem acarretar em cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

No Norte do país, as regiões mais afetadas serão o nordeste paraense, Marajó, Baixo Amazonas, sudoeste paraense, norte do Amapá, região metropolitana de Belém, centro amazonense e sul do Amapá. Já no Centro-Oeste, o alerta se estende para o centro-sul de Mato Grosso, centro-norte de Mato Grosso do Sul, leste rondoniense, sudeste mato-grossense, pantanais sul mato-grossense, sudoeste de Mato Grosso do Sul, entre outras regiões.

No Sul do país, as áreas com previsão de temporais incluem sudoeste rio-grandense, Grande Florianópolis, centro ocidental rio-grandense, região metropolitana de Porto Alegre, sudeste Rio-grandense, Vale do Itajaí, norte catarinense, sul catarinense, região serrana, centro oriental rio-grandense e nordeste rio-grandense.

Diante dessa previsão, o Inmet recomenda que a população evite se abrigar debaixo de árvores devido ao risco de queda e descargas elétricas, além de não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Outras medidas preventivas envolvem desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. Em caso de necessidade, a orientação é buscar mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

É importante que a população esteja atenta aos comunicados oficiais e tome as devidas precauções diante da previsão de fortes chuvas e ventos nas regiões afetadas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo