Deputados discutem envelhecimento ativo e saudável como prioridade na agenda do G20 em reunião na Câmara dos Deputados.

Nesta terça-feira (9), a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados irá debater a “Promoção do envelhecimento ativo e saudável como agenda prioritária no G20”. O debate foi solicitado pelo deputado Luiz Couto (PT-PB) e está marcado para as 9h30, no plenário 12.

Segundo dados do último Censo, realizado em 2022, a população idosa no Brasil é de 32.113.490 pessoas, representando 15,6% da população total. Esse número representa um aumento de 57,4% em relação a 2010, evidenciando o rápido processo de transição demográfica em curso no país.

Luiz Couto ressalta a importância de abordar o envelhecimento populacional durante a reunião da cúpula do G20, que acontecerá em novembro no Rio de Janeiro, sob a presidência do Brasil. O deputado acredita que o bem-estar da população idosa, especialmente a promoção do envelhecimento ativo e saudável, deve ser uma pauta prioritária para o grupo.

O debate proposto pelo deputado pretende discutir estratégias e políticas públicas que possam garantir a qualidade de vida e a plena participação dos idosos na sociedade. Questões como saúde, acessibilidade, inclusão social e participação cidadã devem ser abordadas durante a discussão.

Diante do cenário de envelhecimento da população, é fundamental que medidas efetivas sejam tomadas para assegurar que a geração mais velha tenha seus direitos e necessidades atendidos de forma adequada. O encontro no G20 representa uma oportunidade única para colocar em pauta a importância do envelhecimento ativo e saudável, visando garantir o bem-estar e a dignidade dos idosos no país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo