Lula lamenta a morte de Clodesmidt Riani, ícone sindical e ex-deputado, aos 103 anos: “Referência na luta pelos direitos dos trabalhadores”

Nesta sexta-feira (5), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva utilizou suas redes sociais para expressar seus sentimentos de pesar pela morte de Clodesmidt Riani, ex-líder sindical e ex-deputado por Minas Gerais. Riani faleceu aos 103 anos, em Juiz de Fora, devido a complicações de uma insuficiência renal, após passar cerca de 15 dias internado.

Clodesmidt Riani é considerado uma das principais lideranças sindicais do Brasil do século XX, tendo se destacado no cenário político e sindical nas décadas de 1950 e 1960. Sua atuação foi fundamental para o movimento dos trabalhadores, sendo reconhecido como um ícone nesta luta.

O ex-presidente Lula prestou uma homenagem ao ex-deputado, destacando a importância de sua trajetória e suas contribuições para o país. Riani foi deputado estadual por Minas Gerais, teve seu mandato cassado durante a ditadura militar e liderou o Comando Geral dos Trabalhadores, sendo fundamental na conquista do 13° salário para a classe trabalhadora.

Natural de Rio Casca (MG), Clodesmidt iniciou sua carreira sindical em Juiz de Fora, representando os trabalhadores da Companhia Mineira de Eletricidade. Além disso, ele também representou o Brasil na Organização Internacional do Trabalho (OIT) e atuou na Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI).

A carreira de Riani foi marcada pelo golpe militar de 1964, que resultou na prisão e tortura do líder sindical. Seu enterro ocorreu na mesma sexta-feira, em Juiz de Fora, cidade onde ele desenvolveu sua carreira e deixou um legado importante para a luta pelos direitos dos trabalhadores e pela democracia no Brasil.

O legado de Clodesmidt Riani permanecerá vivo na memória daqueles que compartilharam sua luta e na história do movimento sindical brasileiro.ajuiz de fora encaminhar oculta adoxashandleSubmit2932397887464eitess993903mn00mcm<>optiixx889cm xço88789,a9asdMão896t0ºf89sç09Not extraordinarylyç808080

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo