Presidente Lula destaca importância do governo na garantia de oportunidades iguais para crianças e adolescentes em conferência nacional.

Em um discurso emocionante durante a 12ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva enfatizou a importância do governo em garantir oportunidades iguais para crianças e adolescentes. Lula, que revelou não ter tido a chance de dar continuidade aos estudos, ressaltou sua obsessão pela educação como forma de proporcionar igualdade de oportunidades a todos no país.

Com uma fala carregada de emoção, o presidente destacou a essência do Estado na garantia de oportunidades para aqueles que não nasceram em berço de ouro. Ele enfatizou a importância de assegurar o acesso à educação e igualdade de oportunidades para que todas as crianças tenham a chance de competir no país. O líder político lembrou que a última conferência havia sido realizada em 2019, fazendo um alerta sobre a tentativa de silenciar a sociedade.

Durante o encontro, Lula dedicou pensamentos às crianças e adolescentes que enfrentam situações adversas, como a fome, a orfandade causada pela Covid-19 e as vítimas das guerras. Ele prestou uma homenagem às crianças que perderam a vida no conflito entre Israel e o Hamas, reforçando a importância de manter a capacidade de se indignar diante de injustiças.

Além de ressaltar programas do governo voltados para crianças e adolescentes, como o Pé-de-meia e o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Lula destacou a importância de construir novos institutos federais. Ele enfatizou que é necessário garantir uma vida digna e um futuro promissor para as novas gerações, seguindo o caminho da igualdade de oportunidades.

O evento, convocado pelo Conanda, teve como tema central os direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia. Autoridades, como a presidenta do Conanda Marina Poniwas e o ministro dos Direitos Humanos Sílvio Almeida, ressaltaram a importância da participação social e da política na construção de um destino melhor para as crianças e adolescentes. Jovens presentes no evento cobraram a efetiva aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente e mais investimentos em programas voltados para esse público.

Neste importante encontro, ficou evidente a necessidade de garantir um futuro digno e promissor para as crianças e adolescentes do Brasil, através de políticas voltadas para a igualdade de oportunidades e a proteção integral dos direitos humanos. A conferência reforçou a importância da educação, da participação social e do respeito à diversidade para construir uma sociedade mais justa e igualitária para as futuras gerações.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo