Tendência de queda: casos prováveis de dengue no Rio de Janeiro apresentam redução de 16%, aponta Secretaria de Saúde

O estado do Rio de Janeiro tem apresentado uma tendência positiva em relação aos casos prováveis de dengue, conforme apontado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ). Segundo os dados divulgados, o número de atendimentos a pacientes nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da rede estadual diminuiu de 11.904 para 9.966, representando uma queda de 16%. Até o momento, foram registrados 157.294 casos da doença em todo o estado, com 62 óbitos.

Uma das regiões mais afetadas, o Médio Paraíba, teve uma redução no número de casos pela segunda vez consecutiva, conforme indicado pelo boletim Panorama da Dengue. As regiões Centro-Sul e Metropolitana I (capital e Baixada Fluminense) também registraram uma diminuição nos casos da doença. Esses dados são referentes ao período entre 18 de fevereiro e 9 de março, abrangendo as semanas epidemiológicas 8 e 10.

O boletim elaborado pelo Centro de Inteligência em Saúde (CIS) da SES-RJ também destacou que não houve um aumento consistente na taxa de ocupação de leitos considerada no período analisado.

A secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello, reforçou a importância de a população manter a atenção aos cuidados necessários e aos sinais e sintomas que possam surgir. A dengue é uma doença febril, aguda e dinâmica, o que ressalta a necessidade de acompanhamento médico para evitar complicações e óbitos.

A queda nos casos de dengue no estado do Rio de Janeiro é um indicativo positivo, porém a vigilância e os cuidados devem ser mantidos para garantir a contenção da doença e proteger a população. A SES-RJ continua monitorando a situação e adotando as medidas necessárias para combater a dengue e prestar assistência àqueles que forem afetados pela doença.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo