Violência em Porto Príncipe: Tiroteio mata líder de gangue enquanto grupos políticos avançam para conselho de transição no Haiti

Na última quinta-feira (21), a capital do Haiti, Porto Príncipe, foi palco de uma série de ataques, incluindo um tiroteio que resultou na morte de um líder de gangue. Os conflitos ocorreram em meio a um cenário no qual grupos políticos pareciam estar mais próximos de finalizar um conselho de transição para assumir um governo ausente.

Ernst Julme, também conhecido como Ti Greg e líder da gangue Delmas 95, foi morto em uma operação policial, um dia após outro líder de gangue perder a vida. Julme, membro da aliança Viv Ansanm liderada por Jimmy “Barbeque” Cherizier, estava buscando expandir o domínio das gangues sobre a cidade, mas acabou sendo surpreendido pelas autoridades. Vale ressaltar que Julme havia conseguido escapar recentemente da maior prisão do Haiti em uma fuga em massa.

Enquanto a violência dominava as ruas de Porto Príncipe, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, recebeu com satisfação a notícia de que grupos políticos haviam selecionado os membros de um conselho de transição, que assumirá temporariamente os poderes presidenciais até a realização de futuras eleições. O conselho tem como principal objetivo unir a classe política dividida do Haiti e nomear um substituto para o ex-primeiro-ministro Ariel Henry, que renunciou em março devido à violência das gangues que assolava o país.

O processo de transição foi intermediado na Jamaica pela Comunidade Intergovernamental do Caribe (Caricom), em conjunto com representantes do governo e da oposição haitiana. A Caricom divulgou uma lista dos grupos políticos que teriam representação no conselho, sinalizando um esforço para trazer estabilidade ao país em meio ao caos gerado pelos confrontos entre as gangues.

Diante desse contexto tenso e desafiador, é crucial que as autoridades continuem trabalhando para garantir a segurança da população e estabelecer um futuro democrático e pacífico para o Haiti.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo