Plano de lei propõe recriação do programa Mais Cultura nas Escolas para fortalecer acesso à cultura no ensino básico

O programa Mais Cultura nas Escolas está prestes a ser fortalecido através do Projeto de Lei 533/24, que propõe a recriação do programa por meio de uma lei. A iniciativa visa ampliar o acesso à cultura para estudantes, professores e comunidades, por meio de parcerias entre União, estados, Distrito Federal, municípios e a sociedade civil.

Segundo a proposta, a transferência de recursos para as instituições de ensino estará condicionada à adesão ao Mais Cultura nas Escolas e ao cumprimento do Plano de Atividade Cultural, que deverá conter a identificação e delimitação das ações a serem financiadas, metas, cronograma de execução físico-financeira e previsão de início e término das ações.

Artigos relacionados

A seleção dos projetos a serem implementados pelo programa será feita por meio de chamada pública realizada pelas escolas, com acompanhamento do conselho escolar. A deputada Jandira Feghali, autora do projeto, ressaltou a importância do Mais Cultura nas Escolas, mencionando resultados positivos alcançados anteriormente e enfatizando a necessidade de instituí-lo por lei para evitar desmontes no futuro.

O Projeto de Lei tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Cultura, Educação, Finanças e Tributação, e Constituição e Justiça e de Cidadania. A deputada Feghali destaca a resolução do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação para a retomada do programa e defende que a aprovação da lei é fundamental para garantir a continuidade e fortalecimento do Mais Cultura nas Escolas.

Com o objetivo de promover atividades culturais permanentes na educação básica e incentivar a educação integral, o programa Mais Cultura nas Escolas se mostra como uma iniciativa importante para o desenvolvimento cultural e educacional no país. A expectativa é de que a proposta seja avaliada e aprovada pelas comissões competentes, garantindo assim a continuidade e expansão do programa.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo