Frente fria provoca temporais no Sudeste e Rio de Janeiro decreta ponto facultativo em alerta contra chuvas fortes

A chegada de uma frente fria à Região Sudeste do Brasil tem causado grande preocupação e alerta na população carioca. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de temporais que oferecem alto risco de perigo ao Rio de Janeiro, litoral norte de São Paulo, sul do Espírito Santo e áreas de Minas Gerais.

A situação é decorrente do encontro de uma massa de ar frio vinda do sul do país com a massa de ar quente e úmido que tem predominado na região nos últimos dias. Essa combinação de massas de ar tem potencializado a instabilidade climática, provocando chuvas intensas e tempestades.

A meteorologista do Inmet, Naiane Araújo, explana que a formação de massas de ar quente e úmido no Brasil é comum no verão e início do outono, sendo ainda uma característica presente neste momento do ano. Já a frente fria se forma no sul do continente e avança em direção ao norte e nordeste, atingindo as regiões sul e sudeste do país.

O alerta vermelho do Inmet indica a possibilidade de chuvas fortes em diversas áreas da Região Sudeste. Contudo, nem todas as regiões previstas sofrerão da mesma forma, podendo haver variações conforme a predominância do ar quente e o relevo local.

O órgão meteorológico alerta para as potenciais consequências das chuvas intensas, como danos em edificações, corte de energia elétrica, queda de árvores, inundações, alagamentos e transtornos no trânsito. A previsão é de chuvas superiores a 60 milímetros por hora e acumulado de até 200 mm até o fim de semana.

Naiane ressalta que as chances da previsão se concretizarem são altas, uma vez que diversos modelos matemáticos indicam o mesmo cenário. Portanto, é importante que a população esteja atenta e tome medidas de precaução diante do risco iminente de temporais na Região Sudeste.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo