Ministério da Fazenda reduz projeção de inflação para 2024 e mantém crescimento econômico em relatório divulgado hoje

A Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda divulgou nesta quinta-feira (21) as projeções para a inflação oficial e o crescimento da economia no Boletim Macrofiscal. De acordo com a SPE, a projeção de inflação para 2024 foi reduzida de 3,55% para 3,5%, ficando dentro da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) em 3%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Já a previsão de crescimento da economia permanece em 2,2%.

Segundo a SPE, o impacto do fenômeno El Niño sobre a inflação de alimentos, etanol e tarifas de energia elétrica foi menos intenso do que o inicialmente esperado. Além disso, reajustes recentes de preços monitorados ficaram abaixo da expectativa, contribuindo para a revisão da projeção de inflação para baixo. A desaceleração da inflação nos serviços também influenciou na redução da estimativa.

Para 2025, a estimativa da inflação avançou de 3% para 3,1%. A SPE também revisou as projeções de crescimento por setor produtivo. Enquanto a projeção de crescimento da agropecuária passou de 0,5% para queda de 1,3%, a previsão para os serviços aumentou de 2,2% para 2,4% em 2024. Já para a indústria, a previsão subiu de 2,4% para 2,5%. A SPE espera um crescimento em torno de 2,5% a partir de 2025.

Essas estimativas são utilizadas no Relatório de Avaliação de Receitas e Despesas, que será divulgado nesta sexta-feira (22). O relatório traz previsões para a execução do Orçamento com base no desempenho das receitas e na previsão de gastos do governo, levando em consideração o PIB e a inflação. Com base no cumprimento da meta de déficit primário e do limite de gastos do novo arcabouço fiscal, o governo realiza bloqueios em alguns gastos não obrigatórios.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo