Fiscais do Ministério do Trabalho realizam operação de fiscalização no Porto do Rio de Janeiro para verificar condições de trabalho.

Na manhã desta quarta-feira (13), fiscais do Ministério do Trabalho iniciaram uma operação de fiscalização no Porto do Rio de Janeiro. A ação, denominada Porto Seguro, conta com a participação de aproximadamente 50 fiscais e foi desencadeada em resposta a denúncias de possíveis violações das leis trabalhistas no local.

Coordenada por Bárbara Rigo, a operação tem como objetivo principal verificar as condições de trabalho nas operações portuárias, com ênfase não apenas na segurança e saúde dos trabalhadores, mas também nas práticas de contratação, possíveis irregularidades nos contratos de emprego e no cumprimento da jornada de trabalho.

Os fiscais foram divididos em dois grupos: um deles está inspecionando as instalações dentro do porto, enquanto o outro está abordando os caminhões que entram e saem da área portuária, a fim de verificar a situação das transportadoras que operam no local.

A auditora fiscal do trabalho responsável pela fiscalização dos caminhões destacou a importância de verificar não apenas a legislação aplicável aos veículos, mas também as condições de trabalho dos motoristas. Caso sejam encontradas infrações, multas podem ser aplicadas e instalações podem até mesmo ser interditadas.

A ação demonstra o compromisso do Ministério do Trabalho em garantir o cumprimento das leis trabalhistas e a proteção dos direitos dos trabalhadores. O Porto Seguro reforça a importância da fiscalização constante para coibir práticas irregulares e garantir ambientes laborais seguros e justos para todos os trabalhadores envolvidos nas operações portuárias do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo