Deputado Paulo Litro assume presidência da Comissão de Turismo e promete acompanhar negociações em torno do Perse

O deputado Paulo Litro (PSD-PR) foi escolhido por unanimidade como presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, em uma votação realizada nesta quarta-feira (13). Além dele, também foram eleitos os deputados Diego Coronel (PSD-BA), como 1º vice-presidente; Marcos Aurélio Sampaio (PSD-PI), como 2º vice-presidente; e Saullo Vianna (União-AM), como 3º vice-presidente.

Litro ressaltou a importância do setor de turismo, que atualmente representa 8% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e gera mais de 7 milhões de empregos em cerca de 500 atividades econômicas. Ele enfatizou que, em 2023, o Brasil recebeu 6 milhões de turistas estrangeiros, número semelhante ao período pré-pandemia, porém ainda abaixo de países como México e Tailândia, que recebem mais de 40 milhões de visitantes por ano.

O deputado destacou ainda que está acompanhando de perto as negociações em torno do projeto de lei que visa limitar o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse), criado durante a pandemia para auxiliar os setores de turismo e eventos. Ele expressou a necessidade de prorrogar os benefícios para o setor de eventos, que foi um dos mais afetados pela crise e que enfrenta dificuldades para se recuperar.

Litro defendeu o potencial do turismo como uma porta de entrada para o primeiro emprego, destacando a oportunidade que o setor oferece para jovens em busca de inserção no mercado de trabalho. O deputado assume o cargo anteriormente ocupado por Romero Rodrigues (Podemos-PB) e já demonstra sua preocupação em promover políticas que impulsionem o setor.

Com vasta experiência política, sendo vice-líder do maior bloco da Câmara e ex-deputado estadual no Paraná, Litro tem uma trajetória que o credencia para liderar a Comissão de Turismo. Com a responsabilidade de debater e votar propostas relacionadas à política nacional de turismo, exploração de atividades turísticas e parcerias entre entidades públicas e privadas, o deputado se compromete a buscar soluções que impulsionem o setor e contribuam para o desenvolvimento econômico do país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo