Projeto de Lei propõe campanha contra crimes cibernéticos com uso indevido de inteligência artificial em crianças e adolescentes.

No dia 08 de março de 2024, o deputado Saullo Vianna apresentou o Projeto de Lei 177/24, que propõe a instituição da Campanha de Conscientização e Prevenção contra Crimes Cibernéticos cometidos por meio do uso indevido da inteligência artificial, especialmente contra crianças e adolescentes. A iniciativa busca desencorajar o uso de sites de IA para a produção de material que exponha ou ridicularize essa faixa etária.

Caso aprovado, o texto prevê que o Poder Executivo regulamente a lei, podendo firmar parcerias com organizações da sociedade civil para a execução da campanha. Entre os objetivos da proposta estão a promoção de debates sobre ética e consequências dos crimes cibernéticos, o desenvolvimento de ações educativas divulgadas em diversos meios, a conscientização de professores, famílias e alunos sobre os perigos da IA e a alerta sobre a existência da pornografia infantil deepfake.

Artigos relacionados

Para o deputado Saullo Vianna, autor da proposta, a campanha não só busca conscientizar crianças e adolescentes, mas também envolver a comunidade na identificação precoce de crimes, minimizando os impactos sobre as vítimas. As despesas decorrentes da execução da lei serão custeadas por dotações orçamentárias próprias, podendo ser suplementadas se necessário.

A tramitação do projeto seguirá análise nas seguintes comissões: Educação, Comunicação, Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família, Finanças e Tributação, e Constituição e Justiça e de Cidadania. A reportagem é de Lara Haje e a edição de Marcia Becker.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo