Doação de sangue: pessoas que tiveram dengue ou tomaram vacina devem aguardar prazos específicos, alerta Anvisa.

Recentemente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou uma nota técnica em conjunto com o Ministério da Saúde, alertando sobre os prazos específicos que pessoas que tiveram dengue ou foram vacinadas contra a doença devem respeitar antes de realizar a doação de sangue. De acordo com o documento, há um risco de transmissão da dengue por transfusão sanguínea, com uma probabilidade de 38% de infecção e desenvolvimento da doença após a transfusão de sangue contaminado.

Diante desse cenário, a Anvisa estabeleceu critérios claros para orientar a população. Pessoas que tiveram dengue comum devem aguardar 30 dias após a recuperação completa, enquanto aqueles que tiveram dengue grave precisam esperar 180 dias. Além disso, pessoas que tiveram contato sexual com indivíduos que tiveram dengue nos últimos 30 dias devem aguardar 30 dias após o último contato e quem tomou a vacina contra a dengue deve esperar 30 dias após a vacinação.

É essencial também que os serviços de hemoterapia estejam atentos e orientem os doadores a relatar qualquer diagnóstico de dengue confirmado após a doação. Isso possibilita que os serviços ajam rapidamente para resgatar hemocomponentes em estoque e acompanhar os receptores do material doado. A nota técnica também destaca a importância dos períodos de espera para a vacinação de pacientes em tratamento com imunoglobulinas ou hemocomponentes contendo imunoglobulinas.

A Anvisa enfatiza a importância da doação de sangue e incentiva a população a verificar se estão aptos a doar sangue, contribuindo para salvar vidas e realizar uma ação solidária. Dessa forma, todos podem colaborar para manter os estoques de sangue adequados e indispensáveis para o atendimento de emergências e cirurgias. A conscientização e respeito aos prazos estipulados ajudam a garantir a segurança e eficácia das transfusões sanguíneas, promovendo a saúde e o bem-estar de todos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo