Ao longo dos 30 anos de concessão, o consórcio deverá receber uma contraprestação de R$ 8,06 bilhões, além de um aporte inicial sem desconto de R$ 8,9 bilhões por parte do estado. Com um investimento total de R$ 14,2 bilhões durante o período da concessão, o consórcio terá a responsabilidade de executar o projeto, o financiamento e a operação dos serviços do Trem Intercidades Eixo Norte (TIC), que promete ligar Campinas a São Paulo em apenas 64 minutos.
Com uma velocidade média de 95 km/h e a capacidade de transportar até 860 passageiros, o Trem Intercidades Eixo Norte terá uma parada em Jundiaí, além de intervalos de 15 minutos entre os trens. A previsão é que o novo sistema de transporte esteja totalmente operacional até 2031, beneficiando milhares de passageiros que poderão desfrutar de uma viagem mais rápida e eficiente entre as duas cidades.
Além disso, o consórcio terá também a responsabilidade de realizar melhorias na Linha 7-Rubi, que já conecta São Paulo a Jundiaí, e implementar o Trem Intermetropolitano (TIM) entre Jundiaí e Campinas, com paradas em Louveira, Vinhedo e Valinhos. Com uma extensão de 44 km, o TIM promete um percurso em 33 minutos, com capacidade para até 2.048 passageiros por trem, oferecendo uma alternativa de transporte mais rápida e eficiente do que o metrô.
Em relação às tarifas, o edital de concessão prevê um valor médio de R$ 50 ou menos para o serviço expresso entre São Paulo e Campinas (TIC) e de R$ 14,05 para o serviço parador intermetropolitano (TIM), enquanto o bilhete da Linha 7-Rubi seguirá a tarifa pública de R$ 5. Com essas iniciativas, a expectativa é de que o transporte ferroviário na região seja significativamente melhorado, proporcionando benefícios para a população local e contribuindo para o desenvolvimento econômico e social das cidades atendidas.