Exposição “Mulheres no Poder” é aberta na Câmara dos Deputados para debater participação feminina na política e nos espaços de poder

Na última quarta-feira, dia 28 de fevereiro de 2024, a Câmara dos Deputados deu início à exposição “Mulheres no Poder”, que está em exibição no corredor Tereza de Benguela até o dia 15 de março. A exposição tem como propósito principal estimular o debate sobre a participação das mulheres na política, nos espaços de poder e decisão, apresentando dados históricos e estatísticos relevantes.

Essa iniciativa faz parte da Campanha Março Mulher 2024, promovida pela Secretaria da Mulher da Câmara, que busca celebrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres ao longo dos anos. Além disso, a campanha também tem o objetivo de conscientizar a população sobre as desigualdades de gênero e destacar a importância da participação das mulheres na política e em cargos de liderança.

Benedita da Silva, deputada pelo PT-RJ e Secretária da Mulher, ressaltou a importância da mostra, destacando que a violência política contra as mulheres tem crescido. Ela ressaltou que, apesar de avanços como a igualdade entre homens e mulheres na Constituição, ainda há muito a ser feito, como a recente aprovação da Lei da Igualdade Salarial entre gêneros.

A deputada também chamou a atenção para a baixa representatividade feminina no Parlamento, mencionando que as mulheres correspondem a mais da metade da população, porém ocupam apenas 18% dos assentos na Câmara dos Deputados. A Procuradora adjunta da mulher, Delegada Ione, enfatizou a importância de as mulheres ocuparem espaços de poder, trazendo uma perspectiva diferente e um olhar global para questões políticas e sociais.

A exposição “Mulheres no Poder” é uma oportunidade de reflexão e conscientização sobre a participação das mulheres na política e em outros espaços de poder. A mostra permanecerá em exibição na Câmara dos Deputados até o dia 15 de março, convidando os visitantes a refletir sobre a igualdade de gênero e o papel das mulheres na sociedade contemporânea.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo