Projeto de Lei propõe ampliar Sistema Nacional de Turismo com inclusão de associações e sindicatos empresariais e de trabalhadores.

O deputado Samuel Viana, do partido Republicano de Minas Gerais, é o autor do Projeto de Lei 5392/23 que está em destaque na Câmara dos Deputados. A proposta apresentada busca ampliar a lista de integrantes do Sistema Nacional de Turismo, incluindo associações e sindicatos empresariais e de trabalhadores, ao lado dos já estabelecidos Ministério do Turismo, Embratur, Conselho Nacional de Turismo e Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo.

De acordo com a legislação atual, apenas os fóruns e conselhos estaduais de turismo, órgãos estaduais de turismo e instâncias de governança macrorregionais, regionais e municipais podem integrar o sistema. Com a inclusão das entidades proposta pelo deputado Viana, a coordenação colegial e a integração entre as iniciativas oficiais e do setor produtivo serão reforçadas.

Além disso, o projeto também sugere a inclusão de propriedades rurais e Reservas Particulares do Patrimônio Natural que desenvolvam atividades turísticas na lista de prestadores de serviços turísticos. Atualmente, a lei contempla meios de hospedagem, agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos e acampamentos turísticos como prestadores de serviços no setor.

Quanto à tramitação do projeto, ele segue em caráter conclusivo e será submetido à análise das comissões de Turismo, e de Constituição e Justiça e de Cidadania. A expectativa é que as propostas feitas por Viana encontrem respaldo nos debates e contribuam para o fortalecimento e aprimoramento do setor de turismo no Brasil.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo