Presidente Lula se reunirá com líder guianense em encontro bilateral para discutir crise territorial com a Venezuela

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está com a agenda movimentada esta semana, com destaque para a sua viagem à Guiana, onde se reunirá com o chefe de governo Irfaan Ali. O encontro está marcado para a próxima quinta-feira (29) em Georgetown, capital do país vizinho, e tem como objetivo discutir a agenda bilateral entre Brasil e Guiana.

Uma das pautas que deverá ser abordada durante a reunião é a crise territorial entre Guiana e Venezuela pelo território de Essequibo, disputado pelos dois países. A embaixadora Gisela Padovan, secretária de América Latina do Ministério das Relações Exteriores (MRE), destacou a importância do diálogo entre as nações envolvidas na controvérsia e ressaltou a neutralidade do Brasil nesse processo.

Recentemente, em dezembro de 2023, os presidentes da Venezuela e da Guiana assinaram uma declaração conjunta comprometendo-se a não usar a força um contra o outro na disputa pelo território. Essa medida foi tomada durante uma reunião mediada pelo primeiro-ministro Ralph Gonsalves, que é o líder temporário da Caricom.

Além da reunião com Irfaan Ali, Lula também deverá encontrar-se com Ralph Gonsalves, na ilha caribenha de São Vicente e Granadinas, onde participará da abertura da 8ª cúpula da Celac. A participação do presidente brasileiro em eventos regionais demonstra a importância da diplomacia e do diálogo na resolução de conflitos e na promoção da paz na América Latina e no Caribe.

A mediação do Brasil, juntamente com outros países da região, tem sido fundamental para manter o diálogo entre Guiana e Venezuela e buscar uma solução pacífica para a disputa territorial. A presença de Lula nessas reuniões demonstra o compromisso do Brasil em atuar como facilitador nesse cenário delicado e contribuir para a estabilidade na região.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo