Irã reduz estoque nuclear próximo ao grau de armamento, aponta relatório da AIEA divulgado pela ONU nesta segunda-feira.

O Irã está novamente no centro das atenções internacionais, com a notícia de que o país reduziu seu estoque de material nuclear próximo ao grau de armamento. Segundo informações da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), nas últimas semanas o Irã diluiu parte de seu urânio enriquecido a 60% em material de grau inferior, o que resultou em uma redução do estoque para 121,5 quilos, contra os 6,8 quilos registrados no final de outubro.

Essa redução marca um momento importante, já que é a primeira vez desde o início da produção do combustível nuclear de 60% em 2021 que o país reduz seu estoque. O relatório confidencial da AIEA enviado aos Estados membros ressalta que o Irã ainda tem material de grau próximo ao de armas suficiente para abastecer quase três armas nucleares, evidenciando seu status como um estado limiar de armas nucleares.

Essa decisão do Irã ocorre em um momento delicado, com milícias apoiadas pelo país envolvidas em confrontos com Israel e os Estados Unidos em diversas regiões do Oriente Médio. Além disso, a comunidade internacional observa com atenção o programa nuclear em expansão do Irã, o que gera dúvidas sobre como Washington e seus parceiros europeus irão responder a essa situação.

A redução no estoque de material nuclear por parte do Irã levanta questionamentos e incertezas sobre os rumos das relações internacionais e a segurança no Oriente Médio. O país continua sendo um ator influente na região e suas ações têm repercussões globais, o que torna essas medidas de redução do estoque de material nuclear um ponto de interesse para a comunidade internacional. A situação certamente será acompanhada de perto nos próximos meses.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo