Projeto de Lei garante redução de carga horária para professores em formação continuada em cursos de mestrado e doutorado.

Na manhã desta sexta-feira, dia 23 de fevereiro de 2024, o deputado Idilvan Alencar, do PDT-CE, apresentou o Projeto de Lei 95/24, que busca garantir condições mais favoráveis aos profissionais da educação pública que estejam em formação continuada em cursos de mestrado e doutorado. A proposta prevê a redução de, no mínimo, 20% da carga horária de trabalho durante o período efetivo das aulas, além do afastamento integral de, pelo menos, quatro meses no período que antecede a defesa do produto final do curso, como dissertação ou tese.

Ao justificar a necessidade da medida, o deputado enfatizou a importância da formação dos professores da rede pública, destacando a obrigação do poder público de promover a formação inicial, continuada e capacitação desses profissionais, conforme estabelecido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. A recente sanção da Lei 14.817/24, que detalha tal obrigação, reforça a relevância da proposta em análise na Câmara dos Deputados, que visa aprimorar as condições para que os professores se dediquem e se desenvolvam plenamente nos exigentes cursos de pós-graduação stricto sensu.

Segundo o deputado, a nova legislação representa um avanço ao detalhar o que já era previsto na LDB, porém, ainda há espaço para aprimoramentos, visando proporcionar ao professor um ambiente mais propício para sua formação. A proposta seguirá para análise das Comissões de Educação e de Constituição e Justiça e de Cidadania, em caráter conclusivo.

A reportagem realizada por Lara Haje e a edição de Rodrigo Bittar ressaltam a importância da proposta apresentada pelo deputado Idilvan Alencar como um passo significativo para a valorização e o aprimoramento do ensino público no Brasil.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo