MEC prorroga divulgação do resultado preliminar do Programa Parfor Equidade para 20 de fevereiro e altera prazos.

O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta semana que prorrogou o prazo para a divulgação do resultado preliminar da primeira edição do Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica (Parfor Equidade) para o dia 20 de fevereiro. A decisão foi tomada visando dar mais tempo para que as instituições de ensino superior apresentem recursos, cujo prazo foi estendido até o dia 1º de março. Vale ressaltar que os demais itens do cronograma permanecem inalterados.

A divulgação do resultado final dos cursos aprovados está prevista para 15 de março, enquanto a seleção e matrícula dos alunos pelas instituições de ensino superior terão início em 18 de março. Além disso, o MEC informou que, para o segundo semestre, novos cursos serão incluídos no e-MEC até 31 de julho e eles deverão ter início até 31 de agosto.

O Parfor Equidade foi criado com o objetivo de formar professores em licenciaturas específicas e pedagogos para atender as demandas das redes públicas e comunitárias da educação escolar indígena, quilombola e do campo, além de focar na educação especial inclusiva e na educação bilíngue de surdos. A iniciativa oferece os cursos às instituições de ensino superior federais, comunitárias e estaduais, todas elas devendo ter índice geral de cursos igual ou superior a 3 e experiência na área. Cada instituição poderá ofertar de 30 a 200 vagas.

De acordo com o edital, serão oferecidas formações para Pedagogia Intercultural Indígena, Licenciatura Intercultural Indígena, Licenciatura em Educação do Campo, Licenciatura em Educação Escolar Quilombola, Licenciatura em Educação Especial Inclusiva and Licenciatura em Educação Bilíngue de Surdos. O programa destina pelo menos 50% das vagas a professores da rede pública que já atuam na área do curso sem ter a formação adequada, com preferência para indígenas, quilombolas, negros ou pardos, pessoas do campo, surdos e público-alvo da educação especial.

Ademais, o Parfor Equidade também prevê investimentos na execução de projetos pedagógicos com uma forma diferenciada de tempo, espaço e organização dos conhecimentos. O objetivo é aproximar a educação superior e a básica, para que comunidades e escolas possam ser espaços de formação e pesquisa.

Em relação aos mestres tradicionais de saberes reconhecidos nessas comunidades, o MEC informou que eles poderão ser formadores em atividades e disciplinas específicas, caracterizando mais um aspecto inovador do programa. A expectativa do governo é de que o Parfor Equidade contribua para a qualificação e a inclusão de profissionais que atuam nesses setores da educação.

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