Ministro autoriza uso da Força Nacional para recapturar presos de penitenciária federal em Mossoró

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, decidiu nesta segunda-feira (19) pelo uso da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) para apoiar as operações de busca pelos dois presos que conseguiram fugir da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte.

Segundo informações do ministério, está previsto o envio de 100 homens e 20 viaturas para o município. Além disso, cerca de 500 agentes da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e da polícia local já estão envolvidos na operação de recaptura dos fugitivos, que já estão foragidos há seis dias.

A autorização para o uso da Força Nacional foi solicitada pelo diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, com aprovação da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra.

Os fugitivos, identificados como Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento, foram os primeiros detentos a escapar de um presídio federal brasileiro, considerado de segurança máxima. Eles conseguiram fugir na última quarta-feira (14) e, desde então, as autoridades têm intensificado as buscas.

A polícia informou que os fugitivos chegaram a fazer uma família refém na noite de sexta-feira (16), em uma casa localizada a três quilômetros da penitenciária. As buscas estão concentradas em um raio de 15 quilômetros a partir da prisão, e também foram montados cinturões em áreas mais amplas.

As investigações apontam que os presos utilizaram ferramentas encontradas dentro da própria unidade durante uma reforma interna, já que os equipamentos não estavam devidamente guardados, facilitando a fuga.

Em entrevista durante sua visita a Mossoró no domingo (18), Lewandowski afirmou que a fuga não compromete a segurança das penitenciárias de segurança máxima do país, minimizando os impactos do ocorrido.

Com a intensificação das operações com o apoio da Força Nacional, as autoridades esperam recapturar os presos o mais rápido possível, garantindo a segurança da população e a eficácia do sistema carcerário.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo