Akara: Ciclone subtropical pode se tornar tempestade e ameaça regiões do Brasil com fortes chuvas neste sábado

O sábado, 18, promete ser chuvoso em grande parte do Brasil, segundo alerta da Climatempo. A empresa de meteorologia destacou que as condições atmosféricas estão muito favoráveis para a formação de grandes nuvens de chuva em todas as regiões do país.

De acordo com a Climatempo, as áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical aumentam a chuva em áreas do Norte e do Nordeste. Além disso, a combinação de ar quente e úmido que predomina sobre o Brasil, aliada à tendência de circulação ciclônica em vários níveis da atmosfera, gera nuvens carregadas sobre o Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste.

Um dos grandes destaques para este sábado é a formação de um ciclone subtropical, que está ganhando força em alto-mar, na costa do Rio de Janeiro. A Marinha classificou o fenômeno como um ciclone subtropical e a previsão é de fortes chuvas em áreas de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Este ciclone, que tem previsão para se tornar uma tempestade subtropical denominada Akará, pode se deslocar para o sul, indo em direção à costa de São Paulo, mas afastado do continente, de acordo com a Climatempo.

No Sudeste, a circulação ciclônica favorecerá a concentração de ar úmido e a formação de nuvens carregadas. Minas Gerais e Espírito Santo enfrentarão um dia com nuvens e pancadas de chuva com raios moderadas a fortes.

Já na região Sul, o Sol aparecerá entre nuvens, mas pancadas de chuva com raios estão previstas para a tarde e noite na maior parte da região. Há alerta de temporal na serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, no planalto norte catarinense e no vale do Itajaí.

No Centro-Oeste, há alerta de temporal para Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul. No Nordeste, há previsão de temporais especialmente na Bahia, no sertão de Pernambuco, no centro-sul do Maranhão e do Piauí.

Por fim, na região Norte, Tocantins e a fronteira do Amazonas com o Peru têm risco de temporal. As outras áreas têm previsão de chuva moderada e forte.

Portanto, é importante que a população fique atenta aos alertas e recomendações das autoridades locais, pois as chuvas podem trazer riscos e prejuízos para a população e infraestrutura das cidades.

É necessário atenção redobrada para quem vai pegar a estrada, pois as condições climáticas podem afetar as viagens e aumentar a probabilidade de acidentes. O ideal é adiar os deslocamentos se possível, garantindo a segurança de todos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo