Senador propõe acomodação diferenciada para parturientes de natimortos e óbitos fetais em projeto de lei.

Senador propõe projeto que garante acomodação diferenciada para parturientes de natimortos

O senador Nelsinho Trad (PSD-MS) apresentou o projeto de lei (PL 7/2024) que propõe garantir acomodação em ala ou leito separados para parturientes de natimortos ou que tenham sido diagnosticadas com óbito fetal. A intenção do projeto é tornar essa acomodação diferenciada uma obrigatoriedade tanto para as redes públicas quanto privadas de saúde.

Com formação em medicina, Nelsinho Trad ressaltou a importância do projeto, afirmando que a perda gestacional é um dos maiores abalos psíquicos que as mulheres podem enfrentar. Ele enfatizou que as mulheres merecem um maior amparo diante desse tipo de situação, que atinge uma em cada cinco gestações.

O projeto destaca a diferenciação entre a perda gestacional precoce, que ocorre até as 12 semanas de gestação, e a perda tardia, que ocorre até as 22 semanas de gestação ou quando o feto pesa menos que 500 gramas. Após essa idade gestacional e peso, a perda gestacional é classificada como óbito fetal, de acordo com o senador.

Nelsinho Trad também ressaltou a importância de oferecer atenção especial à saúde mental das gestantes após a perda gestacional. Ele destacou que é comum as mulheres se sentirem culpadas e fracassadas, como se tivessem algum tipo de defeito, uma vez que teoricamente seus corpos deveriam estar preparados para gerar uma vida.

Outro ponto abordado no projeto é a questão da acomodação das parturientes de natimortos na mesma enfermaria das mulheres que acabaram de dar à luz. O senador ressaltou que essa situação representa um choque de realidades brutal e que é necessário oferecer um ambiente mais acolhedor e sensível às mulheres que passaram por esse tipo de perda.

O projeto de lei também estabelece a oferta de acompanhamento psicológico, tanto para a gestante quanto para o pai, desde o momento da internação hospitalar até o período pós-operatório em caso de natimorto ou óbito fetal.

O projeto apresentado pelo senador Nelsinho Trad busca trazer maiores cuidados e atenção para as gestantes que passam por perdas gestacionais, visando oferecer um suporte mais adequado e sensível para essas mulheres em um momento tão delicado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo