Professor de São Paulo leva experiência carnavalesca para a sala de aula e ensina multidisciplinarmente através da arte.

Um professor de artes na cidade de São Paulo está utilizando o Carnaval como tema para ensino multidisciplinar em escolas públicas. Fábio Cavicchio Parra, de 52 anos, é diretor cultural da Mocidade Alegre e leva sua experiência carnavalesca para a sala de aula.

Desde 1997, Parra vem promovendo atividades que envolvem canto, dança e habilidades manuais como desenho, buscando proporcionar aos alunos uma visão mais ampla do carnaval como forma de expressão artística.

Conhecido como Fabinho da Cênica, o professor utiliza suas habilidades adquiridas nos bastidores da preparação da folia para ensinar elementos de cenografia, figurinos teatrais e até mesmo alguns termos específicos do carnaval, como a definição e função de uma comissão de frente.

Além disso, Parra encoraja os alunos a explorarem a criatividade, utilizando recursos simples como tecidos e materiais reaproveitados para dar vida às suas visões artísticas. Um exemplo é a transformação de uma cortina em um tapete que, ao ser balançado, se torna o movimento de um rio, realizado por uma turma inspirada nas aulas do professor.

O projeto também envolve a representação de elementos artísticos do Carnaval, como a montagem de um barco onde os alunos se posicionam como se estivessem em uma comissão de frente, com movimentos inspirados em desfiles anteriores.

A participação dos alunos é voluntária e respeita a diversidade de talentos e interesses, permitindo que cada um desenvolva suas habilidades artísticas da maneira que preferir. Desenhos de figurinos utilizando técnicas de Carnaval e a prática de canto com entonação de samba-enredo também fazem parte do aprendizado.

Além disso, Parra se inspira na cultura do Boi-Bumbá, trazida para o Carnaval de São Paulo por profissionais de Parintins, Amazônas, e incentiva os alunos a criarem suas próprias versões da lenda amazônica, utilizando materiais reciclados.

Com 27 anos de serviço público, Parra continua promovendo a valorização do Carnaval como forma de expressão artística e cultural, dando aos seus alunos a oportunidade de explorarem a criatividade e descobrirem novas formas de expressão por meio das atividades carnavalescas.

O Carnaval de São Paulo contará com 31.400 agentes públicos, entre blocos e desfiles, demonstrando a importância e o alcance dessa manifestação cultural na cidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo