Projeto de Lei propõe proibição de cobrança de matrículas para cursos superiores sem data de início definido, afirma Guilherme Boulos

No dia 09 de fevereiro de 2024, o deputado Guilherme Boulos (Psol-SP) apresentou na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 3694/23, que tem como objetivo proibir as instituições de ensino superior privadas e filantrópicas de cobrarem por matrículas de cursos que não possuem data de início definida.

Segundo Boulos, a motivação para essa proposição é o fato de que alguns cursos superiores são disponibilizados pelas instituições, as matrículas são realizadas, e posteriormente, devido à falta de quórum, os cursos são cancelados. Isso tem gerado reclamações por parte da juventude trabalhadora que investe na matrícula e, posteriormente, é direcionada para cursos de segunda opção, ao invés de receber o reembolso do valor pago.

O deputado ressalta que essa prática acaba atrasando o sonho do diploma de graduação, já que muitas vezes, quando o cancelamento ocorre, o período para se matricular em outros cursos já passou, ocasionando um atraso de pelo menos um semestre.

O Projeto de Lei proposto por Boulos busca inserir a medida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e já está em análise na Câmara dos Deputados. A proposta será analisada pelas comissões de Defesa do Consumidor, de Educação, e de Constituição e Justiça e de Cidadania, em caráter conclusivo.

Caso aprovada, essa medida representará um avanço na proteção dos direitos dos estudantes e consumidores, garantindo que as instituições de ensino superior não possam cobrar por matrículas de cursos que não possuem data de início definida, evitando prejuízos financeiros e atrasos na conclusão da graduação.

Portanto, fica evidente que a proposição do deputado Guilherme Boulos visa proteger os interesses dos estudantes e consumidores, assegurando que a cobrança de matrículas esteja condicionada à efetiva oferta e realização dos cursos, contribuindo para a transparência e equidade nas relações entre as instituições de ensino e os estudantes.

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