Carnaval de 2024: Previsão de tempo indica calor e pancadas de chuva isoladas em várias regiões do Brasil.

O Carnaval de 2024 promete ser marcado por muito sol e calor nos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo, de acordo com a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Essa previsão é um grande contraste em relação ao Carnaval de 2023, que foi assolado por um temporal no primeiro dia, o que resultou em trágicas consequências para a cidade de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, com a perda de 65 vidas.

A previsão do Inmet indica que pode haver chuvas isoladas no fim das tardes nos próximos dias, porém sem potencial para alagamentos ou deslizamentos de terra. A expectativa é de que o clima favoreça a folia dos foliões nos blocos de rua e nos sambódromos, em meio a muito calor e dias ensolarados.

No Rio de Janeiro, a previsão é de muito sol e algumas nuvens no final da tarde, com temperaturas máximas que podem chegar a 38°C na segunda-feira, porém com a chegada da brisa marítima na terça-feira, a temperatura deverá cair um pouco. Em São Paulo, a capital também terá dias ensolarados com temperaturas acima dos 30°C, e assim como no Rio, podem ocorrer pancadas de chuva isoladas no final da tarde.

Em Belo Horizonte e Ouro Preto, os principais polos de Carnaval de Minas Gerais, a previsão indica sol entre nuvens, com chuvas recorrentes entre a tarde e a noite. Salvador, por sua vez, pode ser levemente afetada pela chuva, mas essa condição ajudará a refrescar os foliões durante os dias de festa.

No Nordeste, Recife, Olinda e Fortaleza devem receber o Carnaval com clima parecido, com chuvas previstas principalmente para o domingo e com temperaturas entre 25°C e 31°C. Já em São Luís, a previsão é de um Carnaval chuvoso, principalmente na terça-feira, com temperaturas entre 26°C e 33°C.

No Sul, o primeiro dia de folia terá chuvas isoladas no leste do Paraná e no sudeste de Santa Catarina, e a máxima pode chegar a 39°C em Porto Alegre. No Norte e no Centro-Oeste, é esperado um Carnaval mais chuvoso, com acumulados de chuva acima dos 50 mm em algumas regiões. Apesar das chuvas, a folia deve continuar aquecida em diversas regiões do país.

Com isso, as condições meteorológicas indicam que o Carnaval de 2024 promete ser uma festa quente e, em sua maior parte, ensolarada, com apenas pancadas isoladas de chuva em algumas regiões.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo