No entanto, nem todos os setores relataram uma redução nas vendas. Combustíveis e lubrificantes e hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo apresentaram um aumento de 1,5% e 0,8%, respectivamente. O mesmo ocorreu com o setor de material de construção, que teve um aumento de 0,4% em suas vendas.
No comércio varejista ampliado, que engloba as atividades de material de construção, veículos e atacado alimentício, as vendas de veículos, motos, partes e peças sofreram uma redução de 4,5%, enquanto as vendas de material de construção aumentaram 0,4%.
Uma das razões para essas variações nas vendas pode ser atribuída às reformulações periódicas na Pesquisa Mensal de Comércio, que inclui os dados do atacado alimentício como uma nova atividade investigada. No entanto, ainda não foram divulgados dados individuais para o atacado de produtos alimentícios na série com ajuste sazonal.
Ao comparar com as vendas de dezembro de 2022, apenas quatro atividades do varejo tiveram variações positivas. Os setores de combustíveis e lubrificantes, hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo apresentaram um aumento de 0,2% e 5,6%, respectivamente. Os artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria tiveram um avanço de 4,8% nas vendas em dezembro.
Por outro lado, livros, jornais, revistas, papelaria e outros artigos de uso pessoal e doméstico sofreram quedas significativas em suas vendas, mostrando variações negativas que atingiram um patamar de 12,4%. O setor de material de construção também registrou uma queda de 2,8% em suas vendas durante o mesmo período.
Em geral, as variações nas vendas do comércio varejista refletem um comportamento volátil do mercado, influenciado por diferentes fatores econômicos e sazonais. A análise dos dados do comércio varejista ampliado é essencial para obter uma visão abrangente da economia como um todo, e os dados individualizados podem fornecer insights valiosos sobre as tendências de vendas em diversos setores.