Aloysio Nunes Ferreira, ex-ministro do PSDB, vai chefiar divisão estratégica da Apex em Bruxelas, após apoio a Lula e críticas a bolsonaristas.

O ex-ministro Aloysio Nunes Ferreira, do PSDB, aceitou o convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e irá chefiar a divisão de assuntos estratégicos do escritório da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) em Bruxelas, na Bélgica. Aloysio, que já ocupou cargos de destaque no governo, foi chanceler na gestão de Michel Temer, e ministro da Justiça e da Secretaria-Geral da Presidência da República no governo de Fernando Henrique Cardoso.

No contexto da eleição de 2022, Aloysio foi um dos primeiros tucanos históricos a declarar apoio a Lula na disputa contra Jair Bolsonaro. Recentemente, ele se reuniu com o petista e com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Geraldo Alckmin, no Palácio do Planalto.

Até então, o ex-ministro estava na presidência da SP Negócios, vinculada à Prefeitura de São Paulo. No entanto, ao se despedir do cargo, Aloysio afirmou que pretende continuar apoiando a reeleição do atual prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes, do MDB. Ele justificou seu apoio afirmando que nunca viu Nunes fazendo a pregação desmiolada dos bolsonaristas, e defendeu que o PSDB o apoie, já que o partido ocupa diversos cargos na administração.

Aloysio também se pronunciou sobre o candidato apoiado por Lula em São Paulo, o deputado Guilherme Boulos, do PSOL, chamando-o de “um rapaz valoroso” e reconhecendo o destaque que ele dá à pauta da habitação popular.

É importante ressaltar que o partido do prefeito de São Paulo, o MDB, também conta com outras figuras importantes na política nacional, como a ministra do Planejamento, Simone Tebet, e os ministros da gestão Lula, Renan Filho e Jader Filho. Aloysio é o segundo nome importante da política paulistana a deixar o governo de Nunes após investidas de Lula, seguindo os passos da ex-prefeita Marta Suplicy, que retornou ao PT após nove anos para possivelmente concorrer como vice na chapa de Boulos na disputa à Prefeitura de São Paulo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo