Esquema Operacional para o Carnaval na Passarela do Samba no Rio de Janeiro conta com Tabela Fixa para Táxis e Esquema Especial de Segurança.

A prefeitura carioca apresentou nesta terça-feira (6) o esquema operacional para o carnaval na Passarela do Samba no Rio de Janeiro, com destaque para a tabela fixa para táxis, totens com a localização das equipes da Guarda Municipal e esquema especial de segurança. Ao todo, 800 agentes da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) atuarão a cada dia de desfiles na Marquês de Sapucaí neste carnaval, com apoio de 60 viaturas, um caminhão e oito reboques.

Os agentes terão diversas atribuições, como fiscalização de ambulantes legalizados e irregulares, táxis e transporte complementar, estacionamento irregular, área de manobra de carros alegóricos e a Ronda Maria da Penha para coibir flagrantes de violência contra a mulher. Além disso, a Seop será responsável pela fluidez de trânsito e manutenção de bloqueios e pela distribuição de pulseirinhas para identificação de crianças. Também irá coibir a venda de bebidas em garrafa de vidro.

O Centro de Operações da Prefeitura do Rio (COR) monitorará o entorno da Marquês de Sapucaí com 90 câmeras e a Sala de Situação funcionará em regime de plantão especial durante os desfiles. As imagens das câmeras instaladas pela Riotur dentro da Marquês de Sapucaí serão geradas para o videowall do COR, que permitirá monitorar a chegada e saída do público que irá ao Sambódromo.

Para evitar cobranças indevidas dos táxis durante os desfiles, a Seop, em conjunto com a Riotur, disponibilizará uma tabela com tarifas fixas para os taxistas. Adicionalmente, bolsões de táxis credenciados ficarão espalhados pelas redondezas do Sambódromo para facilitar a locomoção dos foliões nos trajetos de ida e volta para casa.

A iluminação cênica promete ser um destaque no carnaval de 2024, com a maioria das agremiações controlando toda a iluminação para ressaltar alas, fantasias e a comissão de frente. O sistema de iluminação conta com 570 refletores na Sapucaí, 510 deles voltados para a avenida de desfile. A Secretaria Municipal de Saúde estará presente durante todos os desfiles, com postos médicos em setores estratégicos.

Além disso, a prefeitura recomenda a utilização de transporte público coletivo regulamentado, como metrô, trens e ônibus de linhas regulares para chegar ao Sambódromo. A Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) preparou uma megaoperação de limpeza para o carnaval, com até 872 garis por dia.

O presidente da Riotur, Ronnie Costa, destacou que a integração é fundamental para o sucesso do evento. A operação envolvendo os desfiles na Sapucaí é complexa e exige a integração de todos os órgãos públicos, afirmou. A coletiva contou com a presença de representantes de diversos órgãos e teve como objetivo divulgar as informações e detalhes sobre as ações planejadas para garantir a segurança e o conforto dos foliões durante o carnaval no Rio de Janeiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo