Bolsas de Nova York fecham em queda com Fed mais cauteloso e resultados fracos do McDonald’s, mas Caterpillar e Nvidia se destacam.

Bolsas de Nova York fecham em queda

Nesta segunda-feira, 5, as bolsas de Nova York encerraram o pregão em queda, refletindo a alta do rendimento dos Treasuries e a expectativa de um Federal Reserve (Fed) mais cauteloso no processo de relaxamento monetário. O Dow Jones perdeu quase 275 pontos em uma realização da máxima histórica de fechamento na sexta-feira. O ambiente de baixa propensão ao risco foi reforçado pelo presidente do Fed, Jerome Powell, que afastou ainda mais as chances de uma redução da taxa de juros em março. Resultados fracos do McDonald’s também ajudaram a pesar no desempenho das bolsas.

O Dow Jones cedeu 274,30 pontos (-0,71%), aos 38.380,12 pontos. O S&P 500 recuou 15,80 pontos (-0,32%), aos 4.942,81 pontos. Enquanto o Nasdaq registrou baixa de 31,27 pontos (-0,20%), aos 15,597,68 pontos.

Em entrevista veiculada na rede americana CBS, Powell manteve a sinalização de três cortes de juros este ano e afastou a possibilidade de uma redução em março diante de dados recentes sólidos da economia norte-americana. Além disso, duas leituras de índices de gerentes de compras (PMI) apontaram resiliência do setor de serviços nos EUA, o que também contribuiu para o ambiente de cautela no mercado.

Entre as companhias que divulgaram balanços, o McDonald’s foi penalizado e registrou queda de 3,73%, devido ao crescimento menor do que o esperado nas vendas globais de mesmas lojas. A Boeing também apresentou desempenho negativo, cedendo 1,31% com preocupações renovadas sobre o 737 MAX. Por outro lado, a Caterpillar subiu 2% após anunciar dados mistos no quarto trimestre, com lucro por ação acima do esperado e receita levemente abaixo das expectativas. A empresa espera que as vendas em 2024 sejam semelhantes ao total do ano passado.

Já as ações da Nvidia avançaram 4,79% a patamar histórico de US$ 693,32, impulsionadas pelo aumento no preço-alvo feito pelo Goldman Sachs e pela inclusão da empresa na “lista de convicções” do banco. Os analistas do Goldman também aumentaram as estimativas para o lucro por ação não GAAP de 2025 e 2026, refletindo uma demanda robusta de servidores de inteligência artificial e uma melhora no fornecimento de unidades de processamento gráfico (GPU).

Portanto, o movimento de baixa nas bolsas de Nova York reflete a cautela dos investidores diante das expectativas em relação ao Federal Reserve e os balanços das empresas que compõem o mercado. A situação econômica e as perspectivas para o futuro continuam a influenciar as decisões de investimento dos agentes do mercado de capitais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo