Congresso Nacional realiza solenidade para inaugurar os trabalhos legislativos do ano com presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Na próxima segunda-feira (5), está marcada a abertura do ano legislativo no Congresso Nacional, em uma sessão solene que contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Durante a cerimônia, Lula irá enviar uma mensagem com os temas e projetos considerados prioritários pelo governo para este ano, que será lida em Plenário pelo 1º secretário da Mesa do Congresso, deputado Luciano Bivar (União-PE).

A programação da solenidade inclui a chegada do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, que irão se posicionar ao lado dos mastros de bandeira do Palácio do Congresso, onde o Hino Nacional será executado seguido por uma salva de 21 tiros de canhão. Após esses eventos, Rodrigo Pacheco passará a tropa em revista.

Após esses momentos protocolares, Lira e Pacheco seguirão em direção ao Salão Negro do Congresso, onde estarão presentes representantes do Poder Executivo, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, e as lideranças partidárias para recepcioná-los. Em seguida, todos seguirão em direção ao Plenário da Câmara, onde será realizada a sessão de abertura do ano legislativo.

No decorrer da sessão, após a declaração de abertura da sessão legislativa por Rodrigo Pacheco, será anunciada a leitura da mensagem enviada pelo presidente da República, seguindo o protocolo usual que inclui também o possível envio de uma mensagem do Poder Judiciário.

A sessão será encerrada com os discursos do presidente da Câmara e do presidente do Senado, encerrando assim a solenidade.

Essa abertura do ano legislativo é um momento importante para apresentação das prioridades do governo e marca o início dos trabalhos no Congresso Nacional, marcado por protocolos e tradições que evidenciam a importância do evento.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo