SÃO PAULO – “Estado de São Paulo é responsável por 26,3% das vagas de emprego criadas em 2023, aponta Ministério do Trabalho”

No ano passado, o Estado de São Paulo se destacou no cenário nacional ao ser responsável pela criação do maior número de vagas formais entre as 27 Unidades Federativas. De acordo com os dados fornecidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego, que foram compilados mensalmente em São Paulo pela Fundação Seade, o saldo de vagas oriundas do Estado de São Paulo chegou a 390.719 postos com carteira assinada, superando significativamente os saldos dos estados que se posicionaram em segundo e terceiro lugar: Rio de Janeiro, com 160.570 postos, e Minas Gerais, com 140.836 postos.

O governador Tarcísio de Freitas destacou a importância desse desempenho econômico do Estado de São Paulo, salientando que o mesmo “é o resultado do fortalecimento da economia em todos os setores.” Segundo o governador, esse resultado representa mais geração de renda e oportunidades para a população paulista, o que indica que o estado está no caminho certo.

A diferença entre as 7.189.138 admissões e 6.798.419 desligamentos contribuiu para esse resultado positivo, consolidando São Paulo como o estado responsável por criar 26,3% das vagas em 2023. Além disso, o estado registrou um salário médio de admissão de R$ 2.329,68, o maior entre as regiões e Unidades Federativas consideradas.

Em relação aos municípios paulistas, a capital São Paulo liderou com um saldo de 132.263 vagas em 2023, seguida por Campinas, Guarulhos, São José dos Campos e Sorocaba, que também apresentaram números expressivos. Esses dados reforçam o papel central de São Paulo na geração de empregos e no fortalecimento da economia estadual.

Os resultados positivos obtidos por São Paulo demonstram a importância do estado no contexto nacional, refletindo um cenário de forte desempenho econômico, que impacta de forma positiva a geração de empregos e a qualidade de vida da população. A liderança de São Paulo na criação de vagas em 2023 confirma a relevância do estado como um polo econômico e inovador no cenário nacional.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo