De acordo com o senador, a adoção de jogos na educação pode proporcionar maior engajamento dos estudantes, adaptabilidade aos diferentes níveis de aprendizagem, um ambiente seguro de aprendizado, desenvolvimento de habilidades cognitivas e feedback imediato, constituindo uma valiosa ferramenta para enriquecer a experiência educativa.
Além disso, Viana ressalta que os jogos eletrônicos podem ser adaptados para diferentes faixas etárias e níveis de aprendizagem, proporcionando um ambiente seguro e livre de julgamentos, incentivando a tentativa e o erro, fundamentais para o processo de aprendizagem. Ele também destaca que esses jogos são altamente envolventes e motivadores, podendo aumentar o interesse e a dedicação dos estudantes.
O senador defende que os jogos eletrônicos podem ser uma ótima maneira de desenvolver habilidades cognitivas, como raciocínio lógico, tomada de decisão e resolução de problemas, uma vez que muitos deles demandam pensamento estratégico e decisões rápidas.
O projeto ainda não tem relator designado, mas a proposta de Viana tem gerado discussões e reflexões sobre a importância e os benefícios do uso de jogos eletrônicos educativos no contexto da educação. Ainda há questionamentos e ponderações a serem feitos sobre como seria feita a implementação desses jogos nas escolas, assegurando que seu uso seja realmente produtivo e benéfico para o aprendizado dos alunos.
Diante do avanço tecnológico e da constante busca por métodos inovadores de ensino, a proposta do senador Carlos Viana representa um novo olhar sobre a utilização de recursos digitais no ambiente educacional, trazendo à tona a discussão sobre o papel dos jogos eletrônicos como ferramentas pedagógicas. Resta aguardar os próximos desdobramentos desse projeto no âmbito legislativo.