De acordo com Cristiano Santos, gerente da pesquisa, o comércio tem mantido uma trajetória de crescimento em 2023, porém, sem avanços significativos mês a mês. Ele destaca que, com exceção de janeiro, no restante do ano ou houve estabilidade ou taxas muito baixas. Neste contexto, a Black Friday teve um papel fundamental em garantir a estabilidade das vendas em novembro. Quatro atividades foram influenciadas pela data de promoções: tecidos, vestuário e calçados; móveis e eletrodomésticos; equipamentos e material para escritório, informática e comunicação; e outros artigos de uso pessoal e domésticos.
O destaque positivo ficou para as atividades de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação, que cresceram 18,6%, e móveis e eletrodomésticos, com um aumento de 4,5%. Segundo Santos, a depreciação do dólar em novembro, que recuou 2,5%, também contribuiu para impulsionar as vendas de produtos de informática.
No entanto, outras atividades, como combustíveis e lubrificantes (1%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (1,0%) e hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,1%), apresentaram um desempenho positivo. Por outro lado, livros, jornais, revistas e papelaria (-1,5%) e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (-1,6%) foram as únicas atividades em queda.
O gerente da pesquisa ressaltou a importância dos hiper e supermercados, que representam 50% no indicador, e a influência destes estabelecimentos no comportamento das vendas devido ao aumento no rendimento real e na ocupação das pessoas. O setor de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria também teve um ano positivo, com apenas duas quedas, sendo que a atividade acumula uma alta de 4,3% no ano.
Santos explicou que a queda nas vendas de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria foi influenciada principalmente pelos itens de perfumaria. Por fim, o resultado aponta para um cenário de volatilidade e estabilidade nas vendas do comércio varejista brasileiro, refletindo uma certa cautela dos consumidores em meio a um cenário de incertezas econômicas.