Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprova reserva de vagas em universidades para agentes de segurança

Na última sexta-feira, a Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou um projeto que reserva 20% das vagas de graduação e pós-graduação dos programas de vestibular das universidades e institutos federais e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para agentes de segurança pública federais, estaduais e municipais, bem como policiais legislativos, peritos oficiais de natureza criminal, agentes de segurança socioeducativos e agentes de trânsito.

O texto aprovado é um substitutivo apresentado pelo deputado Capitão Alden (PL-BA) aos projetos de lei 1488/23, dos deputados Cabo Gilberto Silva (PL-PB) e Delegado Caveira (PL-PA); e 3558/23, do deputado Eriberto Medeiros (PSB-PE). No substitutivo, Capitão Alden adotou principalmente a ideia do PL 1488/23, ampliando as categorias beneficiadas para incluir policiais legislativos, peritos e agentes socioeducativos e de trânsito.

A proposta também cria, no Ministério da Educação, o Sistema Nacional de Bolsa de Estudos para Profissionais da Segurança Pública nas universidades e institutos federais, bem como na Universidade Aberta do Brasil (UAB) – sistema integrado de universidades que oferece cursos a distância.

De acordo com o deputado Capitão Alden, a formação de nível superior ajuda os policiais na construção de sua autoestima, identidade profissional e na aquisição dos valores e crenças da profissão, trazendo retornos positivos para a sociedade.

Além disso, a reserva de 20% das vagas se estenderá aos familiares de 1° grau (pais e filhos), e o Poder Executivo regulamentará as condições para acesso e distribuição das vagas.

A proposta ainda está em tramitação e será analisada pelas comissões de Educação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

A reportagem foi feita por Noéli Nobre, com edição de Rodrigo Bittar.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo