Museu da Língua Portuguesa oferece verba de R$ 7.500 para artistas iniciantes se apresentarem em seus espaços

O Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, abriu inscrições para a terceira edição do Plataforma Conexões, projeto que visa apoiar e dar visibilidade a projetos de artistas e grupos iniciantes, selecionando dez trabalhos em 2024, nas áreas de música, literatura, dança e performance. O tema deste ano é “Línguas Africanas no Brasil”, o mesmo da próxima exposição temporária do Museu, a ser inaugurada em maio.
Os selecionados terão a oportunidade de se apresentar nos espaços da instituição, gratuitamente, tanto para o público do Museu quanto para os usuários da Estação da Luz. As apresentações dos trabalhos contemplados estão programadas para acontecer entre março e dezembro de 2024.
Podem participar do processo artistas solo ou grupos, pessoas físicas, jurídicas ou integrantes de cooperativas, que residam ou tenham sede no estado de São Paulo. Os participantes devem ser iniciantes, ou seja, devem ter realizado no mínimo uma e no máximo seis produções na área cultural desejada.

Cada trabalho selecionado receberá a verba de R$ 7.500, que deve ser usada para cobrir gastos como cachês, transporte, hospedagem e eventual aquisição ou locação de materiais, entre outras despesas, considerando uma apresentação presencial no Museu.
O edital completo, com informações sobre quem pode participar ou não, assim como os documentos exigidos, pode ser consultado no site da instituição. Lá também é possível encontrar o link para o formulário de inscrição.
Os projetos selecionados farão parte da programação cultural promovida pelo Museu da Língua Portuguesa, que inclui, além da exposição principal, a futura mostra temporária sobre línguas africanas, visitas temáticas e atividades educativas.
As inscrições podem ser feitas até o dia 29 de fevereiro. A iniciativa visa fomentar a cultura e dar oportunidade para que artistas e grupos iniciantes tenham um espaço para mostrar seu talento.
A terceira edição do Plataforma Conexões promete ser um oportunidade única para que novos artistas e grupos tenham visibilidade e apoio financeiro para apresentar seus trabalhos nos espaços do Museu da Língua Portuguesa, contribuindo para a diversificação e renovação da cena cultural. O tema relacionado às línguas africanas também traz um caráter de valorização e reconhecimento da cultura afro-brasileira, promovendo o enriquecimento e a representatividade no cenário artístico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo