Comissão da Câmara dos Deputados aprova proposta para criação de bilhete único nacional no transporte público

A Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1830/22, que propõe a implementação de um sistema nacional de bilhete único para todos os tipos de transporte público. A proposta foi aprovada pela Comissão de Desenvolvimento Urbano e aguarda análise nas comissões de Viação e Transportes e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

O relator do projeto, deputado Augusto Puppio (MDB-AP), destacou que a implementação do sistema nacional de bilhete único trará eficiência operacional, redução de custos e melhorias na integração do serviço. Ele ressaltou que a proposta visa resguardar a eficácia e a organização do sistema de transporte público.

Atualmente, cada localidade no país possui seu próprio sistema de pagamento, o que dificulta a mobilidade de pessoas que precisam usar diferentes sistemas de transporte. Com a implementação do bilhete único nacional, a proposta é permitir que o usuário utilize um único cartão ou aplicativo para se locomover em diferentes localidades, facilitando a integração e promovendo mais praticidade.

O deputado Kim Kataguiri (União-SP), autor da proposta, enfatizou que o objetivo é eliminar a necessidade de utilização de diferentes sistemas de pagamento para quem mora e trabalha em locais distintos.

O novo sistema de bilhete único será eletrônico e pré-pago, e o valor da tarifa continuará a ser definido por estados, Distrito Federal ou municípios. A proposta foi inserida na Lei de Mobilidade Urbana e busca proporcionar mais comodidade e eficiência no transporte público.

Ainda em tramitação, o projeto aguarda análise pelas comissões de Viação e Transportes e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se aprovado nessas instâncias, o projeto seguirá para deliberação no Plenário.

Portanto, a possível implementação do bilhete único nacional para os sistemas de transporte público representa um avanço significativo na integração e eficiência desse serviço. A proposta aguarda a análise de outras comissões para que possa avançar e se tornar uma realidade para os usuários de transporte público em todo o país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo