Ensaios Técnicos das Escolas de Samba do Rio de Janeiro Devem Atrair Multidões ao Sambódromo da Marquês de Sapucaí

Os ensaios técnicos das escolas de samba do Rio de Janeiro começam neste fim de semana e devem repetir a presença forte dos torcedores de cada agremiação no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, na região central da cidade. Os desfiles dos ensaios são gratuitos e seguem até o dia 4 de fevereiro.

Neste sábado (6) a programação começa com a União do Parque Acari, Arranco do Engenho de Dentro, Império da Tijuca e Estácio de Sá, todas da Série Ouro – o antigo grupo de acesso. Amanhã se apresentam Porto da Pedra e Mocidade Independente de Padre Miguel do Grupo Especial, considerado a elite do carnaval carioca.

Como as apresentações nesta fase movimentam muita gente entre os integrantes das escolas e o público, o governo do Rio montou uma operação integrada para garantir a segurança e um bom espetáculo. O esquema busca também a comodidade e a facilidade de acesso a quem for para a Passarela do Samba.

Para o governador Cláudio Castro, o planejamento desde o primeiro dia de ensaios representa um compromisso do executivo fluminense com um Carnaval seguro para todos.

“Para os fluminenses, o Carnaval não é só festa, é a expressão da nossa identidade, uma celebração que une e inspira todos, além de uma grande oportunidade de geração de empregos, renda e atração turística para o Rio de Janeiro.”

Para o presidente da LigaRJ, que reúne escolas da Série Ouro, Wallace Palhares, o ano começou e as agremiações estão focadas no carnaval. Segundo ele, a expectativa para os ensaios técnicos que começam hoje são as melhores possíveis.

“Esse é um momento importante para as escolas porque aqui elas testam o que farão no dia do desfile. Mas os ensaios hoje vão muito além dos treinos. A população abraça, já faz parte do calendário oficial da cidade. É um momento de lazer para cariocas e turistas que estão no Rio nessa época. É um evento esperado, chega novembro e já estão cobrando as datas dos ensaios. Isso é bom demais!”, respondeu por meio da assessoria de imprensa, a pedido.

O presidente destacou ainda a gratuidade dos ensaios técnicos e garantiu que o público vai ter muita diversão.

“Vale lembrar que a entrada no Sambódromo é totalmente gratuita. Os portões vão abrir às 17h, a classificação é livre. Quem quiser pode chegar e tenho certeza que vai curtir muito e vai querer voltar nos outros sábados.”

Além disso, foi reforçada a segurança para o evento, com um sistema avançado de videomonitoramento, uso de reconhecimento facial e drones. A PM também atuou para garantir a tranquilidade dos participantes, enquanto a Cedae disponibilizou água para garantir a hidratação do público. O Metrô também funcionará em horário ampliado para facilitar o deslocamento do público durante os ensaios técnicos.

Os investimentos do governo do estado para o carnaval de 2024 superam R$ 62,5 milhões, visando contribuir para a atração turística e o desenvolvimento econômico do estado. A previsão é que o evento supere os números do Carnaval de 2023, recebendo mais de 5 milhões de foliões, movimentando a economia da cidade. Os desfiles oficiais começam em fevereiro, com a expectativa de atrair uma grande multidão e impulsionar o turismo na região.

Portanto, o Carnaval de 2024 promete ser um grande evento que une tradição, cultura e diversão, colocando o Rio de Janeiro mais uma vez como um dos destinos mais procurados para a celebração desta festividade tão tradicional no país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo