Governador do Rio de Janeiro nomeia ex-comandante do Bope como subsecretário adjunto da Secretaria de Segurança Pública em nova pasta.

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, nomeou Maurilio Nunes, ex-comandante do Bope (Batalhão de Operações Especiais), como o novo subsecretário adjunto da Secretaria de Segurança Pública. A nomeação foi publicada no Diário Oficial do estado nesta quarta-feira. Nunes assumirá o cargo de braço direito do chefe da Pasta, Victor Santos.

Nunes, que também ocupava um cargo na Secretaria da Polícia Militar, terá a missão de auxiliar na gestão da segurança pública no Rio de Janeiro, que passa por um momento de escalada de violência. A Secretaria de Segurança Pública havia sido extinta em janeiro de 2019, mas foi recriada em novembro passado devido à situação crítica de criminalidade vivida no estado.

O novo subsecretário adjunto possui uma longa trajetória na Polícia Militar, com 26 anos de atuação na corporação, boa parte deles dedicada ao Bope, onde permaneceu por mais de 16 anos. Durante sua carreira, ele ocupou cargos de destaque, incluindo o de comandante do Bope, onde ficou conhecido por ter feito flexões junto com o então governador Wilson Witzel em um ato que gerou polêmica.

Outro momento de destaque na carreira de Nunes foi durante o sequestro do ônibus Ponte Rio-Niterói, em 2019, quando atiradores de elite do Bope atuaram para neutralizar o sequestrador. A atuação durante essa crise foi um dos momentos mais comentados de sua gestão como comandante do batalhão.

Além de suas atividades na polícia, Nunes também atua como palestrante, consultor e escritor, possuindo uma presença ativa nas redes sociais, com mais de 51 mil seguidores no Instagram. Em suas postagens, ele compartilha mensagens motivacionais e vende sua palestra “Liderança Máxima”, sinalizando uma abordagem com tom de coach e incentivo à superação de desafios.

A nomeação de Nunes como subsecretário adjunto da Secretaria de Segurança Pública representa um movimento do governo estadual para reforçar o enfrentamento à violência no Rio de Janeiro, contando com um profissional com grande experiência no setor de segurança pública e ampla atuação na Polícia Militar. A expectativa é que sua nomeação traga contribuições significativas para a gestão e as estratégias de combate à criminalidade no estado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo