Rio de Janeiro tem 253 detentos foragidos após saída de Natal; dois líderes de facção estão entre os fugitivos

No Rio de Janeiro, 253 detentos que foram beneficiados com a saída temporária de Natal não retornaram para as prisões, tornando-se assim foragidos. Dois desses fugitivos são condenados por liderarem a maior facção de tráfico de drogas do estado: Saulo Cristiano Oliveira Dias, conhecido como SL, e Paulo Sérgio Gomes da Silva, o Bin Laden. Ambos conquistaram o direito à saída temporária pela primeira vez este ano.

Saulo Cristiano, do Complexo do Chapadão, foi preso em outubro de 2012, sendo condenado a 18 anos e 9 meses de prisão por homicídio qualificado e associação para o tráfico de drogas. Ele foi considerado culpado pela morte do militar do Exército Thiago dos Santos Souza em um “tribunal do tráfico”. Já Paulo Sérgio chefiou o tráfico de drogas no Morro Dona Marta e foi condenado a cinco anos de prisão por tráfico de drogas.

A secretaria de Administração Penitenciária divulgou que a maioria dos detentos que tiveram o benefício da saída temporária voltaram para as prisões dentro do prazo estipulado, porém, 253 detentos não cumpriram essa determinação. Apesar disso, o número de fugitivos caiu em relação ao ano anterior, com uma taxa de evasão de 14% contra 43% no ano passado.

A “saidinha de Natal” está prevista na Lei de Execuções Penais e pode ser concedida a condenados que cumprem pena em regime semiaberto. Para receber o benefício, é necessário preencher requisitos como bom comportamento e cumprimento mínimo de um sexto da pena, se o condenado for primário, e um quarto, se for reincidente.

Como forma de localizar os foragidos, o Disque-Denúncia divulgou cartaz pedindo informações sobre a localização dos fugitivos, por meio dos canais de atendimento: (021) 2253-1177 ou 0300-253-1177. Mesmo com as medidas de segurança, a situação dos foragidos representa uma preocupação para as autoridades do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo