Batizado de Mover (Mobilidade Verde e Inovação), o programa segue os passos de outros dois regimes setoriais anteriores – o InovarAuto, que vigorou de 2012 a 2017, e o sucessor Rota 2030, lançado em 2018. A continuidade desses programas, segundo a Anfavea, permitiu que os veículos produzidos no Brasil estejam entre os mais econômicos e seguros do mundo.
Os incentivos do Mover começarão com R$ 3,5 bilhões já no próximo ano, e as montadoras aguardam as regras e estímulos ao desenvolvimento de tecnologias para definir novos ciclos de investimento no país. A expectativa agora é pela regulamentação do programa, a ser feita nos próximos meses por decretos e portarias. A Anfavea destaca que, a partir disso, a indústria terá uma noção mais clara das exigências aos automóveis vendidos no Brasil.
A entidade ressalta a importância da publicação do programa, chamando-a de “excelente notícia para toda a cadeia da indústria automobilística brasileira”. Além disso, a Anfavea comentou que o Brasil se mantém na vanguarda ao estabelecer regras que dão previsibilidade aos investimentos privados no país.
Sendo assim, as montadoras estão otimistas com as perspectivas trazidas pelo novo regime automotivo e esperam que ele proporcione um impulso significativo para a indústria automobilística brasileira nos próximos anos. Com os investimentos previstos e os incentivos à produção de carros mais seguros e menos poluentes, o programa Mover tem o potencial de alavancar o setor e consolidar o país como um fabricante de veículos de ponta.