Lei de Antenas para 5G em São Paulo cresce 300% em 2023, impulsionada por investimentos do Governo do Estado

O total de cidades paulistas com “lei de antenas” atualizada para receber a internet 5G cresceu 300% em 2023, segundo dados da InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo (SDE). O número pulou de 61, no final do ano passado, para 243, refletindo o aumento do interesse e da preparação dos municípios para receber a nova tecnologia.

A atualização das leis das antenas, que são municipais, é fundamental para que as operadoras de telecomunicações saibam onde os novos equipamentos podem ser instalados e invistam na infraestrutura do 5G. A tecnologia 5G oferece uma navegação até 100 vezes mais rápida do que as tecnologias anteriores, e exige a instalação de pequenas antenas em espaços variados, como semáforos e fachadas de imóveis, em oposição às grandes torres de transmissão.

O Governo do Estado de São Paulo lançou o programa TecnoCidades, focado em acelerar a chegada do 5G e incentivar a adoção de soluções inovadoras pelos municípios. Como resultado, 148 cidades do estado já contam com o 5G ou estão em processo de instalação e licenciamento das antenas, o que representa 23% do total.

A chegada do 5G não apenas trará navegação mais rápida para os usuários de internet, mas também terá impacto direto na atração de novas empresas para São Paulo, resultando em crescimento econômico e geração de emprego e renda. Além disso, a conexão mais rápida irá impactar positivamente a gestão pública e a qualidade de vida dos cidadãos, possibilitando a implementação de recursos inovadores em áreas como saúde, segurança, mobilidade e educação.

O programa TecnoCidades não só busca conectar as cidades, mas também planeja mapear as principais demandas dos municípios e buscar soluções inteligentes e inovadoras mais adequadas. Além disso, o programa pretende acompanhar a implantação dessas soluções, oferecendo suporte técnico e estabelecendo parcerias com entidades nacionais e internacionais para promover a troca de experiências entre os municípios.

Outra ação realizada pela SDE e pela InvestSP é a mobilização pela troca das antenas parabólicas de TV tradicionais pelas digitais, uma vez que o sinal dos equipamentos antigos pode sofrer interferências com a chegada do 5G e será desativado no final de 2024. A ideia é incentivar e apoiar as prefeituras na realização de campanhas em espaços públicos para informar os cidadãos sobre a necessidade da troca das antenas, que pode ser feita gratuitamente.
Para acessar a antena digital sem custos, a pessoa ou família precisa pertencer a um programa social do Governo Federal e estar registrada no Cadastro Único, e possuir uma parabólica convencional com sinal ativo. Os novos equipamentos são disponibilizados pela Siga Antenado, organização sem fins lucrativos criada pelas operadoras que ganharam a concessão do 5G, para acelerar o processo de troca das parabólicas. As regras para ter acesso ao equipamento e o passo a passo para fazer o pedido podem ser consultados no site do Siga Antenado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo