Estimativa de 5,8 milhões de veículos nas estradas de SP durante feriado de Ano-Novo: veja os horários de pico e evite o trânsito

Milhões de veículos são esperados para trafegar pelas estradas que ligam a capital paulista ao interior do estado e ao litoral neste feriado de Ano-Novo. De acordo com as estimativas das concessionárias, a previsão é de que 5,8 milhões de veículos circulem pelas vias durante o período festivo. Com isso, as autoridades têm divulgado horários de pico e operações especiais para tentar minimizar os impactos do trânsito intenso.

O horário de pico para quem pretende deixar a capital está previsto para o início da tarde desta sexta-feira (29). Já na segunda-feira (1º) de janeiro, as estradas devem registrar maior tempo de lentidão a partir das 14h.

Para aqueles que irão em direção à Baixada Santista, a concessionária responsável pelo sistema Anchieta-Imigrantes, a Ecovias, irá priorizar a Operação Descida até sábado (30). A partir da 1h de segunda-feira, entra em vigor a Operação Subida, com o objetivo de organizar o fluxo de veículos que retornam da região litorânea.

Além disso, o governo do estado decidiu liberar, na última quarta-feira (20), o contorno norte da Tamoios, trecho com cerca de 8 quilômetros que proporciona um caminho alternativo para quem segue em direção a Ubatuba, evitando a passagem pelo centro de Caraguatatuba.

Especialistas recomendam que os motoristas estejam atentos e adotem medidas de segurança antes de pegar a estrada, como conferir a documentação do veículo e seguir as normas de trânsito.

Horários de pico e operações especiais foram divulgados pelas concessionárias e autoridades de trânsito visando orientar os motoristas e minimizar os impactos do tráfego intenso. A Operação Descida do sistema Anchieta-Imigrantes, por exemplo, funcionará até sábado, com sete das dez pistas direcionadas no sentido litoral.

Em relação a outros sistemas viários do estado, como Anhanguera-Bandeirantes, Ayrton Senna-Carvalho Pinto, Castelo Branco-Raposo, Dutra-Rio-Santos, Fernão Dias e Rodoanel, também foram divulgados os horários previstos de pico para saída e retorno.

A expectativa é que, com a divulgação antecipada dos horários de pico e operações especiais, os motoristas possam se planejar e evitar maiores transtornos durante as viagens neste período festivo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo