Repatriados da Faixa da Gaza chegam a Brasília em voo da FAB após Operação Voltando em Paz do governo federal.

No início da manhã deste sábado (23), o terceiro grupo de brasileiros e seus parentes que estavam na Faixa da Gaza, no Oriente Médio, desembarcou em Brasília. O voo que trouxe esses passageiros decolou do Cairo, capital do Egito, na tarde de sexta-feira (22), e teve duração de 13 horas e 56 minutos.

O avião KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB) transportou 30 pessoas repatriadas pela Operação Voltando em Paz, coordenada pelo governo federal em conjunto com o Ministério das Relações Exteriores, do Ministério da Defesa e da FAB. A bordo estavam cinco homens, 11 mulheres e 14 crianças, a maioria palestinos que moravam em Gaza.

No entanto, a lista inicial de passageiros previa a presença de 32 pessoas, mas um dos passageiros desistiu da viagem e um homem idoso sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) antes do embarque, sendo encaminhado a um hospital egípcio.

Ao desembarcarem em Brasília, os repatriados foram recepcionados por funcionários dos Ministérios das Relações Exteriores, da Justiça e Segurança Pública, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome para atendimento médico e psicológico, conferência de documentação de migração, aplicação de vacinas, se necessárias, e cadastramento para recebimento de assistência social. Além disso, representantes da Agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para Refugiados (Acnur) estiveram presentes para recepcionar os repatriados.

Segundo informações do governo federal, alguns dos repatriados que chegaram a Brasília partirão em novos voos ainda neste sábado. Quatro repatriados seguirão para o Rio de Janeiro, 23 para São Paulo, em voos da FAB, e os três restantes viajarão a Vitória (ES) em um voo comercial, com passagens adquiridas pelo Ministério da Justiça, com o intuito de passarem o Natal nesses destinos. Alguns deles têm parentes residentes no Brasil ou que vieram em voos anteriores da Operação brasileira.

O total de passageiros resgatados em 13 voos que regressaram ao Brasil, vindos tanto de Israel como da Faixa de Gaza, desde o início do conflito, é de 1.555, além de 53 pets.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo