Deputados fazem balanço positivo do ano legislativo com aprovações de projetos importantes para o Brasil.

Na última sessão do ano da Câmara dos Deputados, que ocorreu na noite de quinta-feira (21), os líderes da bancada governista e da oposição fizeram um balanço do ano legislativo. O deputado Zeca Dirceu (PT-PR), líder da federação PT-PCdoB-PV, considerou histórica a aprovação da reforma tributária e fez um balanço positivo do ano legislativo, afirmando que a ação política proporcionou grandes avanços para o país.

De acordo com Zeca Dirceu, desde a aprovação da PEC da Transição, que garantiu a retomada do crescimento da economia, o Brasil voltou a ser uma das maiores economias do mundo. Além disso, ele destacou a destruição do teto de gastos, permitindo ao país ampliar investimentos em áreas como educação, saúde e assistência social. O deputado também ressaltou recordes como a criação de empregos, a retomada do reajuste salarial, a valorização das empresas na Bolsa de Valores e a redução da inflação.

Outro político que expressou opinião positiva sobre os avanços legislativos foi o vice-líder do PT, deputado Alencar Santana (PT-SP), que elencou projetos aprovados que representaram a reconstrução de políticas públicas previamente revogadas. Entre eles, ele destacou a proposta do Programa Minha Casa Minha Vida, o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a aprovação do Mais Médicos e a reorganização do Bolsa Família, garantindo complemento para famílias com crianças de até seis anos.

Conforme Santana, também foram aprovadas medidas como a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até dois salários mínimos, o Programa Desenrola para regularização de débitos e a reorganização dos ministérios, abrangendo pastas importantes que haviam sido extintas no governo anterior.

Por outro lado, o deputado Altineu Côrtes (PL-RJ), líder do PL, lamentou os ânimos acirrados e a falta de equilíbrio durante o ano legislativo. Ele destacou a importância de buscar equilíbrio e respeito às opiniões divergentes, afirmando que o exercício da política deve respeitar determinados limites.

Já a deputada Bia Kicis (PL-DF), vice-líder do partido e primeira mulher presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, ressaltou a produtividade da comissão, agradecendo aos colegas pela construção de um excelente ambiente de trabalho e pela atuação de uma das Comissões de Fiscalização mais produtivas dos últimos anos. Ela enfatizou a importância de ouvir ministros, questionar e cobrar explicações, demonstrando a atuação ativa da comissão ao Tribunal de Contas da União.

No geral, os líderes partidários destacaram avanços e aprovaram o saldo positivo do ano legislativo, ressaltando projetos importantes aprovados e delineando planos para o futuro próximo da política brasileira.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo