Brasileiros residentes em Gaza retornam ao Brasil em voo da operação Voltando em Paz após ataques israelenses.

Na manhã desta quinta-feira (21), mais um grupo de brasileiros e seus familiares que residiam em Gaza se preparam para retornar ao Brasil em um voo da operação Voltando em Paz, realizada pelo governo federal. Uma aeronave KC-30 (Airbus A330 200) da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou rumo ao Aeroporto Internacional do Cairo, no Egito. Ainda não há informações sobre a quantidade de pessoas que serão repatriadas neste voo.

Este será o terceiro voo de repatriação de brasileiros que se encontravam em Gaza desde o início dos ataques israelenses ao território palestino, em outubro deste ano. O avião partiu da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, por volta das 8h20, com previsão de chegada ao Cairo por volta das 22h30 (horário de Brasília) do mesmo dia.

Além de trazer os brasileiros de volta ao país, a aeronave está transportando seis toneladas de carga humanitária, incluindo purificadores de água e kits fotovoltaicos fornecidos pelo governo brasileiro. Estima-se que o avião chegará ao Brasil na manhã de sábado (23) e pousará às 8h (horário de Brasília) na Base Aérea da capital federal.

Até o momento, a operação Voltando em Paz já repatriou 1.525 pessoas em 11 voos, sendo 1.413 provenientes de Israel, 80 vindos de Gaza e 32 da Cisjordânia, outro território palestino. O governo brasileiro continua se empenhando em trazer de volta ao país todos os cidadãos que se encontram em situação de vulnerabilidade em decorrência do conflito na região. A operação tem sido fundamental para possibilitar o retorno seguro e digno dessas pessoas ao Brasil.

A força e a solidariedade do governo federal, em parceria com a FAB, têm sido fundamentais para viabilizar essas operações de repatriação e envio de ajuda humanitária às regiões afetadas pelo conflito. A expectativa é de que a operação continue a trazer alívio para os brasileiros que se encontram nessas áreas de conflito e que todos possam retornar em paz e segurança para o Brasil.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo