FPF e Prefeitura ratificam final da Copa São Paulo no Pacaembu, que fica para o segundo semestre de 2024.

A Federação Paulista de Futebol (FPF) e a Prefeitura de São Paulo confirmaram que a final da próxima edição da Copa São Paulo de Juniores deverá ser realizada no estádio do Pacaembu, na zona oeste de São Paulo, que está em obras. Esta decisão foi ratificada no último dia 20 de janeiro.

O jogo está marcado para o próximo dia 25 de janeiro, que ocorre tradicionalmente no aniversário de São Paulo. A reinauguração do complexo do Pacaembu, que está sendo reformado desde o segundo semestre de 2021, foi adiada para o segundo semestre de 2024, de acordo com o secretário-executivo de Desestatização e Parcerias da Prefeitura de São Paulo, Paulo Galli.

A prefeitura afirmou que a entrega parcial das obras no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho pela concessionária Allegra Pacaembu está prevista para 25 de janeiro. Porém, as demais obras obrigatórias completas, sob responsabilidade do consórcio, deverão ser entregues até julho de 2024.

A Federação Paulista de Futebol informou que a decisão da final do torneio ocorrerá no estádio do Pacaembu, que tem previsão de abertura na final do campeonato. No entanto, caso exista qualquer tipo de questão que impeça a realização do jogo decisivo, o regulamento da competição prevê que a partida deve ocorrer na capital paulista em local a ser definido, observando critérios técnicos e de segurança.

Segundo a FPF, o estádio estará apto a receber a final da Copa São Paulo com capacidade reduzida, para aproximadamente 10 mil torcedores, que terão acesso à arquibancada norte, com um gramado sintético. O espaço que fica no lugar do antigo tobogã, demolido há mais três anos, ainda estará fechado.

A concessionária afirmou que tem planos para realizar outros eventos no estádio em curto prazo. Além disso, o Santos, que vai disputar a Série B do Campeonato Brasileiro em 2024, cogita mandar jogos no Pacaembu, com a perspectiva de que o complexo esteja preparado ainda no primeiro semestre de 2024.

A reformulação do estádio tem custo estimado em R$ 400 milhões e inclui a substituição do tobogã por um prédio de nove andares, onde haverá um hotel, restaurantes, lojas e escritórios, e uma passarela aberta a pedestres ligando as ruas Desembargador Paulo Passaláqua e Itápolis. Este projeto representa a modernização do estádio do Pacaembu e a sua adaptação para tornar-se um local multifuncional.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo